É interessante o protótipo da infra-estrutura de dados espaciais para Guatemala que está preparando o Secretário-Geral da planejamento e programação da Presidência da SEGEPLAN.
Nós tínhamos visto em o vídeo apresentação de Moisés Poyatos e Walter Giron de SITIMI na 4º dias do gvSIG, no final da apresentação mencionou que o IDEs foi um tema da moda na Guatemala, mas até o momento eles tinham mostrado nada em público. Eles já fez isso através da lista de discussão gvSIG e eu acho que vale a pena reconhecer que ele é um grande trabalho que mal começa se tivesse me dito um pouco de Jean-Roch Lebeau.
Bem, SEGEPLAN visa dentro do ambiente da nova Lei de Terra Portaria para promover o desenvolvimento da Infraestrutura de Dados Espaciais na Guatemala, é interessante que, para isso, eles estão pensando seriamente em software livre. Este protótipo utiliza:
- Postgre (PostGIS Módulo geográfica)
- gvSIG para gerar os scripts para os serviços espaciais
- Apache para o servidor Web
- Mapserver como servidor do Mapa
- Mapbender como um thin client.
- E está em processo a publicação do Módulo Metadados Geonetwork.
Isso é extremamente valioso e uma boa referência para a região da América Central, onde outras aplicações ficaram aquém, não só para o que envolve o investimento em software proprietário, mas o prazer pelos padrões OGC. Para ver como funciona o sistema:
Entrar
Ele não foi batizado com um nome que lhe dá uma identidade corporativa, assumimos que ele fará parte da Sinit, por ser em nível de protótipo, o endereço do link agora é http://ide.segeplan.gob.gt/ , Lá você entrar o nome de usuário e senha “ide” e, portanto, tem um display de informação gráfica.
Baixar camadas
Aqui entre os dados servidas, pode ser destacado relevo, ortofotos de alta resolução e departamentos. Uma vez selecionada a camada que você pode escolher as camadas disponíveis e abaixo estão alguns guias para a lenda, impressão e pesquisa.
Nos ícones acima não é a abordagem básica e funcionalidade de implantação, mas há também outras características muito interessantes, tais como WMS camadas de carga:
A ordem seriam estes:
Implantação:
- Aproximação
- Afastar
- Role
- Janela Zoom
- Centro
- Deslocamento
- Refrescar
- Zoom Anterior
- Próxima Zoom
Informações:
- Pesquisa de dados
- Coordenadas de exibição
- Medir a distância
Acesso Wms:
- Adicionar WMS da lista filtrada **
- Adicionar wms
- Definir WMS. **
- Exibir informações sobre WMS
Por agora, aqueles marcados com um asterisco têm um erro de programação como eles são encaminhados a um localhost e não para um servidor web. Também carece de algum refinamento na codificação de caracteres que não pode deixar ver bem a letra ñ em “añadir”.
Outros:
- Ajudar
- Salvar arquivo como um contexto mapa web
- Carregar arquivo de contexto mapa web
- Fechar
- Alterar o tamanho da tela manualmente
Conectando de Google Earth
O sistema oferece a oportunidade de conectar-se aos dados quer WFS ou WMS, de modo que qualquer programa que suporte serviços padrão OGC poderia cumpri-lo (gvSIG, ArcGIS, O Autodesk Civil 3D, Bentley Map, Múltiplo GIS, CadCorp, etc)
Vamos ver como exemplo sistemas como o Google Earth, que pode ser colado ao sistema caralho:
Nós estamos indo para “adicionar, Sobreposição de Imagem”, em seguida, escolha a aba “update” e não escolher Então nós adicionamos um url “parâmetros wms.”:
http://ide.segeplan.gob.gt/cgi-bin/mapserv.exe?map=/ot_web/ot_IDE3.map&SERVICE=WMS&VERSION=1.1.1 &
PEDIDO = GetMap & service = WMS e CAMADAS = Municipios,
Departamentos_850, Portafolio_Areas.shp, Cuerpos Agua, Cabeceras
Departamentales_800, Rios_200, Caminos, Rutas
Asfaltadas_850 & ESTILOS =,,,,,,,,, e SRS = EPSG: 42500 & BBOX = 420673,5340388007,
1610754.0839506174,466326.4659611993,1642245.9160493826 & WIDTH =
893 e HEIGHT = 616 & FORMAT = image / png & BGCOLOR = 0xffffff & TRANSPARENTE =
True & EXCEÇÕES = application / vnd.ogc.se_inimage
Isto pode ser obtido a partir de diferentes direcções que se encontram na camada de metadados Mapbender (botão de laranja). Há mais urls das outras camadas disponíveis.
Uma vez implantado disso, o sistema permite que você escolha as camadas que queremos ver ea ordem
E é ok:
Além disso, eu recomendo dar uma olhada, porque há muito para mostrar neste projeto.