Home > Honduras: alternativas maus ou viável

Honduras: alternativas maus ou viável

NOTAS DE TRADUÇÃO: Por favor, leia alguns comentários no final deste post.

… E dias atrás, você não me escrever

Você fora da Internet?

Ou você está nas ruas

Ou você não me ama mais?

Atenciosamente:

Seu pano de lágrimas: o blog

Honduras voltou ao cenário mundial depois de já pouco se fala dessa força enigma curto acomodados no istmo centro-americano. Algumas notícias que foram lendo já eram obsoletos, o furacão Mitch, o Presidente comer melão, os sobreviventes de Cayos Cochinos, em suma, pouco vai para o exterior e permanece na indiferença de quem nunca visitou a região da América Central, que tem uma cultural , riqueza ecológica e histórica.

clip image00165 Honduras: evil or viable alternatives

Mas, finalmente, depois de uma semana inteira de crise, agora vem a Honduras o secretário-geral das Nações Unidas, que, como você sabe, é ativa sobre a posição da esquerda (*) Desde há muito, ele vem com um certo pessimismo, não se sabe se ele vier perguntar ou dizer, e antes que isso aconteça, aqui estão algumas alternativas que são saídas de minhas conversas com o senhor dos peixes do ouro em Macondo:

1. Que não haja trégua, Zelaya deve retornar ao terminar seus seis meses

Esta pode ser a posição das agências internacionais com os quais Zelaya encontrados suporte, no entanto, o campo de polarização interno é complicado pela ligação que tem com linha Chavez. Torna-se mais difícil, porque se assim for, o caos vai continuar por seis meses, e quem sabe se dariam por atos ilícitos que estes dias foram realizadas, tais como a adopção de alterações à lei municípios (o que é bom para todos), não Também são alegações contra seu gabinete.

Outro aspecto difícil disso seria o descrédito inevitável das instituições do Estado e da sociedade civil que tenham manifestado desacordo ou de ilegalidade com as ações do executivo, como a Suprema Corte, o Congresso, o Ministério Público, Igreja Católica, Igreja Evangélica, o Comissário dos Direitos Humanos, Forças Armadas, entre outros.

2. Para encontrar a resolver a crise com um referendo e que as pessoas decidem

Esta saída tem sido proposto pelos Direitos Humanos, que afirma que através de um instrumento legal de votação com as agências internacionais de monitoramento do povo decidir se querem Zelaya de voltar ou não.

Com tudo isso poderia ser feliz; decisão seja qual for supporting poderia ser para os próximos apenas seis meses que faltam para as eleições previstas para novembro de 2009. Se houver jogando fora de sentimentos escuros, poderíamos viver no caos suportável … difícil, mas é uma opção.

clip image00240 Honduras: evil or viable alternatives

3. O Governo Provisório decide não negociar

Isso implicaria que haverá uma posição extrema, onde eles não querem aceitar qualquer tipo de acordo em favor da paz, negando até a opção referendo com base em que tudo o que aconteceu é no âmbito jurídico. Isto faria com que internacionalmente o país deveria se esforçar para fazer parecer verdade o que parece ser uma proposta de mentira para aqueles que parecem ser os mentirosos contra os que sempre nos encontram, além das tensões sociais que apóia Zelaya, que acabariam buscando o apoio de a esquerda.

O pior disso é que a guerra civil é inevitável, porque como aconteceu em El Salvador que iria entrar dinheiro e armas a partir da linha Chavez e há um agravante: se o tráfico de drogas eo crime organizado também entram, o movimento seria imparável. Em El Salvador esquerda venceu a batalha na área montanhosa que a porcentagem é baixa, em Honduras, em todo o território é montanhoso, por isso teria outra vantagem para a esquerda.

4. Essa ideologia se aproxima neste problema (**)

Isto implicaria que os Estados Unidos ea Venezuela tirou das profundezas de seus fígados a intenção de tomar partido para ideológica e expansionista (um grito lamentoso que não é ouvido, mas todos nós sabemos que acompanha tudo isso como o mago negro no filme ” Austrália “) finalidades. Isso significa que a Venezuela iria buscar o esquerdista dar um grande baluarte na América Central, mais um do que já é Nicarágua (que sempre foi), El Salvador (onde ganhou as eleições a FMLN) e Guatemala (embora não determinada cor é de esquerda). Mas, por outro lado, os EUA tentam apanhar. Isto é, em dúvida, porque Obama entrou em um perfil baixo, e como vemos as coisas, a estratégia para o Iraque é retirar antes de dizer as verdades dos outros luta e para a América, Honduras é um ponto insignificante na toalha da mesa. Mas eu não acredito que ele considera desprezível a influência chavista, que inclui vários países do Cone Sul e da América Central, e que também tem fortes laços com a China comunista e Iran.

Se a luta ideológica é arrastado para o problema, todos nós vamos perder, porque é como a luta religiosa, que ninguém foi capaz de explicar mais do que apelos de sensibilização superficiais para o perdão de um século mais tarde.

________________________________________

Todos os dias as marchas em defesa ou contra o presidente são maiores, mas sem contingência ou propostas. Apenas os gritos poéticos que podem acabar quando as coisas são resolvidas a nível político e as mudanças necessárias não são feitas.

Aconteça o que acontecer, nós queremos paz e que o país tome as transformações necessárias.

As fotos são tiradas do Flickr em Crise em Honduras.

NOTAS tradução:

(*) tiritos hacer con la ñurda: Nesta frase há duas palavras importantes para a compreensão de seu significado: ‘ñurda”O que significa para a esquerda e ‘tiritos hacer”, que é semelhante como atirar a um alvo. Assim, a frase poderia ser entender como “ser um ativo das idéias de esquerda”.

(**) metros las narices en algoritmo: Literalmente traduzido como “manter o seu nariz perto alguma coisa? É uma linguagem popular usada quando você participa de alguma situação que você não foi convidado ou você se aproximou apenas para curiosidade, porque ninguém te chamou.

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.