Este é um dos projetos que se tornaram um dos finalistas para o prêmio do Be Inspired 2009 na categoria de Cadastro e Desenvolvimento Agrário. Eles também fizeram uma apresentação que ficou a cargo de Luis Antonio Alvarez e Faustino Cordero, com uma boa apresentação PPS, vídeos e também um mapa impresso. O dia do prêmio eu me sentei e conversei com eles fazendo o tempo um pouco agradável com o bom sentimento deixou por alguns brindes de vinho(Espanhol Idiom “con lo que dejo el lagar”, depois de alguns copos de vinho). Com humor cruel, reconhecemos que o Inglês do seu Extremadura tinha sido um tiro penal para um Tiel holandês que equilibrava um momento com eles. Mas foi bom saber que outro projeto latino-americano vem à tona para inspirar os outros, apesar de o time precisava para deixar o seu guarda no lugar que é um tema que nunca termina.
Sungas notas de Cáceres
É uma cidade do Extremadura comunidade autónoma, a segunda maior população (92.000 habitantes) eo maior em Espanha (1.760 km2). A cidade foi fundada pelos romanos, no ano 34 aC, e é património mundial desde 1986.
Extremadura tem projetos de tecnologia pendentes, tais como GnuLinEx sistema operacional no kernel do Linux e SEXTANTE , Que, em complemento com gvSIG, têm uma disseminação promissor não só nos projetos ambientais de língua espanhola
Sungas notas de Cáceres GIS
É interessante que quase tudo o que foi conseguido foi financiado pela Câmara Municipal, em 10 anos, foram investidos cerca de 1,3 milhões de euros. Mas essa mesma limitação afetou seu progresso, em vez de coleta de dados, mas na automação de processos e aplicação de software. Há quase dois pessoal regular dedicado ao tema, além de um contrato que é renovado anualmente para a gestão do site.
Os dados.A riqueza de dados tem um valor inestimável, pois eles têm mapas históricos que são verdadeiramente obras de arte, os planos reguladores, ortofotos de diferentes anos, o mais recente deles tem um pixel de 10 cm. Enquanto Cadastro Nacional proporciona-lhes o enredo, outras pesquisas foram digitalizados antes, então eles têm uma grande quantidade de informações de todos os municípios a nível 2D e 3D.
O Software.As ferramentas utilizadas são: Para Intranet, a um do que produzir dados MicroStation uso, Geographics ou PowerMap; Descartes e poder civil são usados ao longo do tempo. Para os usuários de outras unidades, a Bentley Redline parece ter dado a eles o que eles precisam e para a saída, a publicação é feita com Geoweb Editor … tudo em V8.5 e um banco de dados …! Acesso!
No total, eles têm cerca de 60 usuários que interagem com dados espaciais e cerca de 200 consultas por dia on-line. Na camada do cliente, eles construíram muito boas aplicações VBA para exibição de consulta e de informação, alguns destes também estão disponíveis online.
O institucionalmente. Pelo contexto (Espanha), muitas fraquezas regulatórias já foram superados, quero dizer a estabilidade dos técnicos, que não será alterado, pois a satisfação de qualquer político no cargo, como em muitos países latino-americanos. Este parece ser bom, mas nem tudo é cor de rosa, como conseguiu recursos para investir no departamento deve ser sempre complicado.
De qualquer forma, o papel institucional, seus regulamentos sobre a venda de serviços, convênios com entidades locais e nacionais é uma das maiores forças que GIS dos Caceres tem.
A publicação. Seu site oferece uma abundância de dados para separar entre cartografia, de rua e de planejamento. Há bastante material publicado, o que poderia ele é feito via Geoweb Editor: ActiveX para usuários do IExplorer, por outros navegadores, há sempre implantação e configuração de camadas, mas apenas como uma imagem. Os outros dados são usados como um pdf
Eu resgatar a publicação, embora seja óbvio que tem havido algumas dificuldades por suas limitações em ferramentas e recursos humanos para desenvolvê-lo. Para o caso, eles falharam em enviar temática de forma dinâmica o que seria um bom companheiro para dados ou um monitor com uma árvore de categorias e atributos de lado para apenas ligar ou desligar dependendo do interesse, estes seriam ótimos para comparação histórica.
Web: sig.caceres.es
Os desafios mais fortes
Alcançando finalistas trouxe grande satisfação para esses caras, e não ganhar é a roleta e um resultado de restrições que podem ser superados. Mesmo que eles não são tão simples como parece.
A gestão dos recursos econômicos. Talvez este é o desafio GIS dos Caceres mais fortes, é admirável o que fizeram apenas três pessoas, mas ele terá que encontrar as portas, a fim de gerenciar qualquer subsídio. Suponho que deve haver maneiras de fazer isso a nível da União Europeia, mas faz sentido para não correr e preparar um plano que identifica como fazer os passos graduais para equilibrar entre ter mais dados, fornecer mais serviços e desenvolver a sustentabilidade do que foi conseguida.
Seria necessário para sentar e egeomate (Idiom espanhol: “geofumar” nestes casos significa que vamos produzir uma tempestade de idéias criativas) Nesse ambiente, no momento enquanto fala, nós estávamos pensando sobre as possibilidades de como ligar as tecnologias de atualização para um serviços de atualização e projeto contribuintes, que iria investir uma quantia de dinheiro na atualização de algum tipo de impostos que não estão sendo pago como deveriam e que uma parte das receitas deve ser investido nesse departamento.
A atualização da tecnologia. Este tópico faz com que, mesmo em mim, sentir medo, mas isso deve ser feito mais cedo ou mais tarde, não porque é sobre moda, mas porque não tomar cuidado com isso, cai a sua sustentabilidade. Mover-se de um banco de dados de um Oracle um, a partir de Geographics Bentley Map, ou de Geoweb Publisher para Geospatial Servidor V8i, não só envolve a renovação de licenças “, portanto, afeta a conformação dos dados, a recompilação de desenvolvimento e mudando a maneira e lugar de muitas coisas que mudaram ao longo dos anos.
É claro que a nova tecnologia dá-lhes a possibilidade de conectar-se e servir de dados com padrões OGC, gerenciar e proporcionar uma melhor qualidade, mas você tem que medir a decisão porque, para os membros do conselho de uma empresa tais argumentos podem não ser convincente.
O desejo. Este desafio continua para o conselho, pois há muito trabalho, é claro que eles poderiam ficar com o que já tem e a honra de ser finalista de ser inspirado de 2009, porque, finalmente, a sua estabilidade é como se aposentar lá. Mas, na expectativa de ser para 2016, aCapital Europeia da Cultura, Se minha intuição não me engana, porque esses caras têm em seus olhos … eles poderiam estar ganhando o Be Inspired em 2011.
Um aparte comentar
Seja prêmios Inspired não são entregues pela localização estratégica, a Espanha poderia ser atraente, mas, normalmente, o júri é composto por especialistas de AEC de empresas privadas, universidades, revistas ou mídia on-line. Entre os 20 membros do júri deste ano foram:
-Todd Danielson Geotec Mídia |
-Braulio Agnese Arquiteto Revista |
-Mike Woolf Rodovias mundo |
-Joseph Francica Direções Mídia |
-Sisi Zlatanova TU Delft |
-Edwin Ecob Cabashi |
-Tom Sawyer ENR |
-Howard Turner Calpoly |
-Tom Fiske Arc Advisory Group |
Depois de ver um dos comentários feitos a eles na exposição e alguns critérios jurados aplicados neste tipo de competição, a inovação (comparativo) tecnologia afetou na premiação, por 5 anos atrás (2004) Foi apresentado um projeto de desenvolvimento com características como:
- Projeto de múltiplas camadas, Oracle Database, 100% web Gestão transacional.
- Gerenciamento de fluxo controlado, com base em papéis, vinculada ao ProjectWise a partir dos dados de construção maciça, mapas, digitalização e extraído dos livros velhos, liga-se ao arquivo cadastral, ligando a Conservatória do Registo Predial (incluindo a implantação documentos digitalizados) e manutenção de demanda.
- Microstation Geographics 8,5, sim, mas os aplicativos with.NET inserir xml para o DGN pela XFM (antes Bentley Map estava em uso)
- Publicações VPR com dados temáticos levantada a partir do Geoweb ao vivo Editor
- Pedido de manutenção cadastral, de acordo com redlines API através de usuários com direitos controlados.
- Fluxo de manutenção cadastral de uma transação on-line levantada a partir do cliente Geographics, mapa, confira a partir do servidor principal, quando o processo termina a mudança histórica é salvo no DGN e retorna o check-in manter controle de versão.
- Rotina de backup automático e replicação para diferentes repositórios, incluindo a publicação, em busca de arquivos que haviam sido submetidos a manutenção.
O ambiente deste projeto foi bastante diferente, que decorreu de um empréstimo do Banco Mundial com restrições institucionais de seu contexto que ainda estão na batalha. O custo de desenvolvimento que passou por 270,000 dólares (Excluindo o licenciamento), justifica-se um projeto que exigia a realização de actividades a nível de PC resultantes de uma varredura cadastral a nível nacional e modernização da Conservatória do Registo Predial, incluindo a mudança de fólio pessoal para um fólio real.