Home > Celular Mapper 10, a primeira impressão

Celular Mapper 10, a primeira impressão

Após a aquisição da Ashtech por Trimble, Spectra começou a promover os produtos do cartógrafo Mobile. A mais simples delas é Mapper Mobile 10, que eu quero dar uma olhada neste momento.

Celular Mapper Pro, CE e versões CX acabou, mas ainda há no mercado o clip image001 Mobile Mapper 10, first impressionúltimo. O popular Celular Mapper 6 foi lançado desde que a tecnologia da lâmina apareceu, este é o antecessor do que estamos apresentando agora. Tem uma linha diferente, porque apesar de um MM6 tem uma nova tecnologia em termos de sistema operacional, não exceda Mapper Pro móvel em termos de capacidade de resposta. Isso foi um excelente receptor com a capacidade de ler o código C / A e fase da portadora. Ele usava padrão de pós-processamento e seu custo com um bom negócio andou por 1.200 dólares com o pós-processamento. Enquanto a MM10 ainda só lê o / Um código C e com a tecnologia (em nível de software, não recebendo) faz 50 cm de pós-processamento, desde que tenha o processo de pós ativado, mas essa opção tem um custo adicional de 500 dólares por isso sai por 1.900.

O que é o Mobile Mapper 10 diferença do Mapper Mobile 6

Em geral, as diferenças são significativas. Em termos de design, MM10 é mais alto, mais largo, mas mais estreito, com melhor distribuição de espaço, nunca soubemos o motivo da folha em cima é. Nas extremidades tem colisões de borracha que tornam mais fácil para lidar com uma mão.

A tabela em baixo mostra aspectos verdes que dão a Mapper Mobile 10 maior potencial sobre o MM6 e aquelas marcadas em vermelho são as diferenças negativas inevitável com a mudança. Eu também estou colocando uma coluna para mostrar o que acontece com o Celular Mapper 100, De que falei anteriormente.

Celular Mapper 6 Celular Mapper 10 Celular Mapper 100
Constelações GPS, SBAS GPS GPS GLONASS, SBAS
Canais 12 20 45
Freqüência L1 L1 L1, L2
Atualizar 1 Hz. 1 Hz. 0,05 SEGUNDOS
Formato de dados NMEA NMEA RTCM 3.1, ATOM, CMR (+), NMEA
Pode funcionar como base de não não Sim
Precisão Tempo real no modo SBAS 1 – 2 mts. 1 – 2 mts. Menos de 50 cm .. em SBAS, inferior a 30 cm. em DGPS.
Precisão Postprocessing Menos de um metro Menos de 50 centímetros 1 cm.
Processador 400 Mhz 600 Mhz 806 MHz
Sistema Operacional Windows Mobile 6.1 Windows Mobile 6.5 Windows Mobile 6.5
Comunication Bluetooth, USB Bluetooth, USB, GSM / GPRS, Wi-Fi GSM / GPRS, BT, WLAN
Tamanho 14,6 x 6,4 x 2.9 cm 16,9 x 8,8 x 2.5 cm 19 x 9 x 4,33 centímetros
Peso 224 gramas 380 gramas com bateria 648 gramas
Exibir 2.7 “ 3.5 “ 3.5 “
Memória 64MB de SDRAM, 128 MB Flash, memoria SD 128 MB SDRAM, 256 MB NAND, Micro SDHC de memória até 8GB 256 MB SDRAM / 2 GB NAND, Micro SDHC
Temperatura mínima -20 C -10 C -20 C
Temperatura Máxima 60 C 60 C 60 C
Drop apoio e vibrações 1 metro 1,20 metros em concreto 1,20 metros em concreto, mais ETS300 019 e normas MIL-STD-810
Bateria Um casal de AA Lítio / duração de até 20 horas Lítio / duração de até 8 horas
Tipo de antena Interno / Externo Interno / Externo Interno / Externo

A melhoria substancial está na bateria, ao invés de o par AA traz uma bateria de lítio com até 20 horas de autonomia, não ruim por quase três dias úteis de 7 horas. Esta foi a razão com certeza ajudou a ser mais estreito.

Não há nenhuma melhora na precisão sem pós-processamento, é quase um navegador com precisão radial até 2 metros. Deve-se entender que é um equipamento de apenas uma freqüência, ele não suporta RTK. Mas melhora ao longo do MM6 na precisão de dados sobre processamento adicional, que pode ser inferior a 50 cm, o equivalente a um pixel do ortophotos num levantamento rural convencional.

Assumimos que chega a esta precisão, porque atinge até 20 canais (GPS L1 C / A no modo SBAS: WAAS / EGNOS / MSAS). Além disso, a pós-processamento pode ser entendida com respeito a uma base remota via GPRS ou Wi-fi.

Traz uma versão mais recente do Windows Mobile, o processador foi melhorado (é um ARM9), mas traz o mesmo software: Windows Mobile, Active Sync e Internet Explorer. Inclui móvel Mapper Field, que é similar ao mapeamento móvel com algumas melhorias, no entanto ele também suporta ArcPad embora esta licença só pode ser comprado no Estados Unidos.

A memória também tem maior capacidade, que traz até 256 MB NAND (flash não-volátil), agora suporta até 8 GB MicroSD.

Como extras, você pode comprar uma antena externa ea raquete para pendurar em uma vara. Para habilitar o pós-processamento deve ser pago uma chave de ativação.

Conclusão

Para o seu preço, que anda abaixo de $ 1.500 não é ruim. Embora na minha opinião é apenas um bolso com GPS e capacidades GIS.

É ideal para cadastro rural, silvicultura, projetos ambientais, ou aqueles onde 50 centímetros de precisão é suficiente. Obviamente, devemos aproveitar o GIS, pois permite o aumento de linhas camadas, polígonos ou pontos com o número dos atributos desejados, incluindo fotos e áudio.

Teria que ser visto o que acontece quando se usa gvSIG Mobile para encontrar algo mais do que simples móvel Mapper Field.

clip image002 Mobile Mapper 10, first impressionQual é a diferença respeitar a Mapper móvel 100

Claro que, o mapeador móvel 10 é um brinquedo, quando se compara com mapeador móvel 100. Esse é um outro nível de instrumento com precisão depois de pós-processamento até 1 cm, porém permanece como equipamento de freqüência única.

Talvez MM10 maior desvantagem é que ele não é escalável; chega apenas quando os fins destinados deixá-lo.

Em vez disso, o mapeador móvel 100 pode escalar. Com uma antena externa e algumas configurações ele poderia se tornar um Promark 100, com algo a mais, em um Promark 200 que já suporta dupla frequência.

Embora fora do armário é o mesmo.

Esta comparação será visto em outro post.

Aqui você pode encontrar um representante destes produtos.

Aqui você pode encontrar produtos mais Ashtech

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.