NOTAS DE TRADUÇÃO: Por favor, leia alguns comentários no final deste post.
Alguns dias atrás eu comentei que este ano o meu objetivo, muito difícil uma(*) É sistematizar as experiências de um projeto que me levou dois anos a implementação do cadastro municipal.
No ano passado, demos o primeiro passo, por meio de diploma de sistematização, a fim de desenvolver a capacidade local, de experimentar e perceber o que pode ser complexa a gestão do conhecimento para fins úteis. Como resultado, depois de quatro meses, seis técnicos entraram com um processo de aprendizagem, quatro foram formados, um produto saiu quase pronto para imprimir, uma estava em um nível aceitável, eo terceiro foi um exercício de como nãosistematizar.
Este ano o que resta é apenas o dilema de como você pode criar um sistema de conhecimento na área de cadastro municipal, que pode ser de fácil digestão, embora seja um compêndio, gerenciáveis, embora seja profundo temático, prática que a sua conformação pode parecer complexo … nada fazer com que impressiona apenas com um único mapa.
Hoje eu tive uma entrevista educacional com a minha sistematização conselheiro, é um prazer trabalhar com alguém como ele, de quem cada instrução produz a sensação de ser tão essencial quanto a escrever um livro inteiro, mas com o nível de conveniência que resolve imediatamente minhas grandes dúvidas .
Assim, a proposta já referi anteriormente como um compêndio, agora está tomando a forma de um “sistema” com o qual nós definimos que o volume publicável seriam os quatro documentos papéis pró-ativas, e um nível de guia prático permaneceria no nível CD, que pode ser atualizado sob o princípio como as licenças GPL e especialmente envolvendo tela vídeos capturados ou do próprio processo.
Sabe-se que em toda a América Latina, existe agora uma tendência, ou em outras palavras, uma tendência da moda, para sistematizar as experiências, os dois métodos mais utilizados são:
- Um que fica em um nível descritivo, onde muitas experiências são recolhidas em compêndios. Claro que, a não responder, mas sim como um nível de “indução”.
- O outro é um conceito, que nós estamos de apostas, em que as experiências são destinados a ser replicado, de modo que o seu conteúdo adquire o volume necessário para fins de “deduções” mas sem esquecer a sua funcionalidade e manuseamento.
Eu não quero aborrecê-lo mais dentro desta palavras confusão, por isso deixo uma imagem que eu encontrei em arkitekturaz, O que me lembra que toda a fumaça espacial na minha proposta deve terminar em uma entidade completa todo, útil, prático e de fácil digestão … sob o conceito “sistêmica”.
Sistematizar experiências não é difícil, pode ser aprendida. Sistematizar uma réplica real … pode ser uma tarefa difícil.
NOTAS tradução:
(*) “Mi Hueso duro” é uma expressão espanhola que significa algo que não é tão fácil de obter.